quarta-feira, 16 de abril de 2014

A vida quotidiana nos concelhos

No século XIII muitas povoações passaram a concelhos pois receberam carta de foral. Nestes concelhos, todos os habitantes eram livres e gozavam de uma certa autonomia. Alguns concelhos também tinham feiras que enriqueceram alguns mercadores e artesãos que viviam nas cidades e que dariam origem a um grupo social mais rico e culto chamado Burguesia.

Foral de Castro Verde (Portugal)

A carta de Foral era concedida pelo rei. Neste documento estavam estabelecidos os direitos e os deveres dos moradores do concelho (os vizinhos).
Existiam concelhos rurais e concelhos urbanos. Os habitantes dos concelhos rurais dedicavam-se à agricultura e à pastorícia. Nos concelhos que se situavam no litoral, a pesca era muitas vezes a principal atividade dos habitantes.
A Pesca. Daniela 5ºF
Nos concelhos urbanos, os habitantes dedicavam-se ao comércio e ao artesanato.
Nos concelhos a administração e aplicação da justiça era entregue aos homens-bons.

Domus Municipalis de Bragança – local onde se reunia a assembleia de homens-bons. Esta assembleia tratava de todos os problemas do concelho.

Pelourinho de Bragança (Séc. XIII). O pelourinho era o símbolo da autonomia dos concelhos. Situado normalmente no centro da povoação, era no pelourinho que eram castigados os que não cumpriam as leis.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário