sexta-feira, 25 de abril de 2014

A vida na Corte

No século XIII o rei não tinha uma residência fixa e deslocava-se pelo país com a sua corte (ou seja, as pessoas que viviam com o rei - família, alguns nobres, conselheiros, funcionários,…). O rei procurava deste modo estar mais perto das populações e ouvir os seus problemas.

O rei era a autoridade máxima do país. Tinha como funções decretar a guerra, comandar o exército, fazer as leis, ordenar a cobrança de impostos, aplicar a justiça suprema e mandar cunhar a moeda. No entanto, o rei podia consultar as Cortes (assembleias onde participavam os representantes do clero e da nobreza). A partir de 1254, no reinado de D. Afonso III, estas reuniões passaram a contar com a participação dos representantes do povo.

A ação do rei D. Dinis foi muito importante para o país. Era um rei culto e inteligente e tomou uma série de medidas essenciais para o desenvolvimento económico e cultural do país. No seu reinado, o português torna-se a língua oficial, passando os documentos a ser escritos em português; criou-se a primeira universidade em Lisboa e desenvolveram-se a agricultura, a pesca e o comércio.

Sem comentários:

Enviar um comentário