quarta-feira, 21 de maio de 2014

Reinado de D. João II – da Serra Leoa ao Cabo da Boa Esperança

Este rei foi, depois da morte do infante D. Henrique, o grande impulsionador dos Descobrimentos. Era sua intenção atingir a Índia por mar (a terra das especiarias).
Em 1483, Diogo Cão alcançou a foz do rio Zaire (norte de Angola) e em 1488, Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas. O rei D. João II ficou tão feliz com este acontecimento que mudou o nome do cabo para Cabo da Boa Esperança.
Ao passarem o Cabo da Boa Esperança os Portugueses provaram que é possível a comunicação entre o oceano Atlântico e o oceano Índico, o que vai permitir a chegada de Vasco da Gama à Índia, por mar.
Entretanto, em 1492, Cristóvão Colombo, ao serviço do rei espanhol, alcançava o arquipélago das Antilhas (América Central). Julgava ele ter chegado à Índia! D. João II reivindicou de imediato a posse daquelas ilhas, por lhe pertencerem de acordo com o tratado de Alcáçovas. A luta só terminou em 1494 com um novo acordo - o Tratado de Tordesilhas.

 
O Tratado de Tordesilhas dividiu o mundo em duas grandes áreas de exploração: uma para Portugal e outra para Espanha. Todas as terras a oriente do meridiano ficariam para Portugal.
As três etapas da expansão portuguesa ao longo da costa africana.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário